terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um pouco da história do Galo Azul

Time do Rio Claro que disputou o jogo inaugural do Schimidtão

O Rio Claro FC foi fundado em 9 de maio de 1909 pelo professor Joaquim Arnold e por empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro (Constantino Carrocine, João Lambach e Bento Estevam de Siqueira), sob o nome de Rio Claro Foot-Ball Club. É o quarto clube mais antigo do estado em atividade, atrás somente da Ponte Preta (1900) e Pirassununguense (1907).

O Galo Azul é o mascote oficial do Rio Claro que desde sua fundação utiliza em seus uniformes a cor azul escura, vindo daí o apelido Azulão.

Como três dos fundadores eram ferroviários, de 1909 até 1930 mandou seus jogos no campo do Grêmio Cia. Paulista de Estrada de Ferro, o mesmo campo que existe até hoje, porém sem suas arquibancadas.

A partir do ano de 1931, a diretoria construiu um estádio moderno para época na Avenida 10 e 12, ruas 6 e 7, em terreno da Prefeitura onde hoje funciona o Espaço Livre/Centro.

Este estádio teve sua partida de inauguração da iluminação disputada em 16 de março de 1940; na ocasião, o Rio Claro F. C. venceu a Ponte Preta por 2 a 0 e conquistou a Taça Doutor Francisco Penteado.

Um comentário: