quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jogos Históricos: Volta Redonda x Rio Claro

Em 2007, devido à décima segunda posição alcançada no Campeonato Paulista da Primeira Divisão, o Rio Claro FC conquistou a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C. Em 2005, com o vice-campeonato da Copa FPF, o Galo Azul já havia conquistado o direito de jogar a Série C de 2006, mas devido ao custo necessário, abdicou de sua vaga, dando lugar ao Barueri, que inclusive, conseguiu o acesso. Contudo, em 2007, foi pra valer. Foi, inclusive, a primeira e única participação de um clube da cidade em um Campeonato Nacional.

Antes de falar sobre a partida, vale lembrar o contexto em que ela ocorreu.
O Rio Claro fazia parte do grupo 12, juntamente com Noroeste (SP), Friburguense (RJ) e Volta Redonda (RJ). Após cinco rodadas, o Rio Claro tinha, como mandante, empates com o Volta Redonda e com Friburguense (ambos pelo placar de 1x1) e uma vitória de 1x0 sobre o Noroeste. Jogando fora, um empate sem gols em Bauru e uma derrota por 1 a 0 em Nova Friburgo.

Na última rodada, o Rio Claro entrou em campo, no estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda, ocupando a terceira posição, com os mesmos 6 pontos do Friburguense, levando desvantagem no número de gols a favor. A liderança era do Volta Redonda (8 pontos) e o Noroeste estava na quarta posição, com 5 pontos.

Em Rio Claro, empate por 1a 1.
No primeiro confronto entre os dois times, em Rio Claro, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Após um bom começo e apesar de estar com um jogador a mais desde os 19 minutos de jogo, o Rio Claro sofreu o primeiro gol aos 34 minutos da etapa inicial, após falha do goleiro Luis Henrique aproveitada por Anderson. No segundo tempo, ainda melhor em campo, o Rio Claro foi pra cima e empatou com Guilherme, aos 14 minutos. Guilherme havia entrado no lugar do zagueiro Edílson. Apesar da insistência dos donos da casa, a partida terminou empatada.

E algo interessante a se ressaltar foi a relação amistosa que se desenvolveu entre as duas torcidas. Sem as tubulares, os torcedores do time carioca ficaram na arquibancada descoberta, a famosa 'Geral', e o clima de amizade logo se estabeleceu. Trocas de camisas, convites e planos para o jogo da volta foram traçados. Um exemplo raro em meio à violência em que vivem mergulhadas muitas torcidas.

Luis Henrique, goleiro do Rio Claro
No jogo da volta, na cidade do aço, o time de Paulo Cezar Catanoce entrou em campo com Luis Henrique; Wilson, Edílson e Anderson Carvalho; Baiano, Wagner, Douglas Peruíbe, Alex Nery e Erick; Dinei e Mirandinha, com consciência da partida difícil que teriam pela frente, na qual o adversário era o favorito e jogava em casa.



O primeiro tempo foi difícil e sem muita emoção. Apesar de jogar fora de casa, o Galo Azul foi pra cima na tentativa de abrir o placar.
O time visitante teve três oportunidades, mas os chutes de fora da área não acertaram o objetivo. O time carioca também criou algumas chances, mas também não acertou a meta.
Placar do Estádio Raulino Oliveira
Quando ninguém tinha mais esperanças de ver a bola balançar as redes, Dinei recebeu cruzamento da esquerda e mandou de cabeça para o fundo das redes, 1 a 0 Rio Claro.

O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro. Mas com a vantagem no placar, o Rio Claro se defendeu bem e passou a jogar nos contra-ataques.
O Volta Redonda bem que atacou, mas o goleiro Luiz Henrique fez ótimas defesas e foi o nome do jogo. Apesar de tanto insistir, o time carioca não conseguiu anotar o gol de empate.

Festa dos jogadores e da comissão técnica do Azulão
Após o apito final do árbitro, os jogadores do Rio Claro e a comissão técnica festejaram o resultado no gramado do estádio, pois tinham consciência do feito que haviam alcançado.

Disputando ineditamente o Brasileirão, o Rio Claro não deixou de lado o brio, e raça e a emoção que sempre lhe foram características.

O Rio Claro terminou a primeira fase na liderança do grupo 12 com 9 pontos, e o Volta Redonda também se classificou, devido ao empate entre Noroeste e Friburguense por 2 a 2, em Bauru.
Abaixo, a ficha técnica da partida:

Volta Redonda-RJ 0 x 1 Rio Claro
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ
Árbitro: João Luis de Oliveira-ES
Cartões Amarelos: Glauber e Fábio (Volta Redonda); Luiz Henrique e Anderson Carvalho (Rio Claro)
Gols: Dinei, aos 46’/1T (cabeça) (Rio Claro)

Volta Redonda
Edinho; Alemão, Ailson e Anderson; Júlio César, Léo, Amaral (Orlando), Alexandre e Glauber (Marcinho); Butti e Fábio.
Técnico: Válter Ferreira.

Rio Claro
Luis Henrique; Wilson, Edílson e Anderson Carvalho; Baiano, Wagner, Douglas Peruíbe, Alex Nery (Carlinhos) e Erick; Dinei (André Luis) e Mirandinha (Guilherme).
Técnico: Paulo Cezar Catanoce.



4 comentários:

  1. Cumprindo seu destino de pioneiro, o RIO CLARO FC, foi o primeiro time paulista a vencer o Volta Redonda no Raulino de Freitas, façanha que nem Palmeiras e nem Corinthians conseguiram!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente foram momentos para se gauardar na história, que torcemos e esperamos voltar a viver em um futuro próximo!
    Muito bem lembrado Adilson: " Cumprindo seu destino de pioneiro, o RIO CLARO FC, foi o primeiro time paulista a vencer o Volta Redonda no Raulino de Freitas, façanha que nem Palmeiras e nem Corinthians conseguiram!!! "

    ResponderExcluir
  3. Não foi SÓ o primeiro time paulista. Foi o primeiro time de fora do RJ a vencer lá... Lembro de acompanhar esse jogo pelo rádio. Foi de arrepiar...

    ResponderExcluir
  4. foi daquele jeito do Azulão, na raça, na garra! Épico!

    ResponderExcluir