segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Especial: Dona Iracy

Para começar bem o ano decidimos fazer uma matéria especial que busque trazer à tona a realidade de um torcedor fanático pelo Rio Claro FC. Então, para este momento tão importante, convidamos a Dona Iracy para falar um pouco de sua vida ao lado do Rio Claro FC.
   Iracy Troque Franzoni, de 73 anos é conhecida por muitas pessoas na cidade de Rio Claro e no Estado de São Paulo (principalmente após a matéria do jornal Folha de São Paulo sobre times centenários do estado de São Paulo onde relatou seu amor pelo Rio Claro FC) por ser uma torcedora fanática do Azulão.
Dona Iracy, para os mais íntimos e queridos, tem como características o modo carinhoso e educado de tratar as pessoas, seu companheirismo e sua preocupação em ajudar as pessoas que considera, mas é o seu amor pelo Rio Claro FC que realmente a define e destaca em meio à multidão.
Nascida em uma época onde ”futebol era coisa de homem” passou 15 anos de sua vida distante desta modalidade esportiva, até começar a namorar um jovem que era sócio do antigo “estádio do Aguinha” onde foi a apenas duas partidas antes do falecimento de seu marido.
Após este momento difícil Dona Iracy se fortaleceu e juntamente com seus filhos passou a acompanhar todas as partidas do Rio Claro FC. O que no começo era apenas um passa-tempo agradável se tornou uma enorme paixão onde perder um jogo do Azulão era algo inimaginável.
Com esta rotina de grande torcedora teve a oportunidade de conhecer quase todos os estádios do Estado de São Paulo, ver jogos importantes e emocionantes das mais variadas divisões e torneios (SérieB2 a Série A1 do Campeonato Paulista, Copa FPF e Campeonato Brasileiro da Série C) e fazer verdadeiros amigos (não somente nas arquibancadas mas também dentro de campo).
Contando sempre com a colaboração destes amigos, que eram muito unidos, confessou que por muitas vezes o mais importante era ter o carinho e a companhia deles, pois tornavam todos os momentos (até mesmo os mais tristes, como o rebaixamento de 2008 da Série A1 para a A2 do Paulista) especiais e felizes. Eram viagens longas, cansativas, sem muito conforto, mas isto não importava e era facilmente superado por Dona Iracy desde que fosse para ver o Azulão em campo e estar ao lado dos seus grandes amigos na arquibancada.
Para a entrevistada o momento mais triste que passou nestes 58 anos ao lado do Rio Claro FC foi nestes últimos anos onde viu alguns de seus amigos se afastarem do clube. Acredita que o principal motivo para este afastamento foi a falta de diálogo existente entre diretoria/presidência e torcedores que discordavam do modo como o Rio Claro estava sendo administrado, cobravam maior transparência e um mais controle sobre as atitudes tomadas pelas parcerias.
Na hora de falar sobre as principais alegrias foi notória a emoção e a dificuldade em escolher apenas alguns momentos para definir como mais importantes/emocionantes em sua história, mas decidiu por dois dias históricos: Em 2006 o acesso para a Série A1 contra o Palmeiras B e em 2005 o acesso para a Série A2 contra o XV de Jaú (sendo este o momento mais marcante e emocionante em sua história).
No ano de 2006 se espantou e surpreendeu com a chegada em São Paulo quando a comitiva de ônibus de torcedores do Rio Claro foi parada pela Polícia Militar na entrada da cidade e escoltada até o Estádio Palestra Itália.
Quando foi falar do acesso de 2005 ela demonstrou certa dificuldade em encontrar palavras para descrever aquele momento, que resumiu da seguinte forma: “Foi maravilhoso, espetacular... não tem como explicar!”.
Realmente foi um jogo histórico, emocionante e uma virada espetacular do Rio Claro FC na cidade de Jaú, com o estádio lotado e conseguindo o gol do acesso nos últimos minutos de partida com um jogador a menos, mas alguns flashes (que comentarei abaixo) continuam vivos na memória da fanática torcedora.
- “Após muito tempo de trabalho e esforço havia terminado de costurar o tão sonhado ”bandeirão do galo” e foi em Jaú que o abri pela primeira vez na arquibancada, um “amuleto da sorte” que me acompanhou em vários jogos dentro e fora de casa”.
- “A volta de Jaú foi parecido com um sonho, era gente saindo pelas janelas e em cima do teto do ônibus, todos emocionados e comemorando o acesso e quando achamos que isso já era nossa maior alegria chegamos em Rio Claro, era madrugada e a cidade devia estar dormindo mas o que encontramos foi uma enorme festa, os carros buzinando, as pessoas orgulhosas e contentes com suas bandeiras e camisas desfilando pelas ruas e a frente do Schimidtão parecia um mar azul...”
- “Podem falar que o acesso para a A1 foi o momento mais importante da história do Rio Claro FC, e isso não discuto, mas que nunca vi uma comemoração tão maravilhosa como a do acesso em Jaú para a A2”.
- “Era com enorme prazer que eu recebia o telefonema e me aprontava para ir receber os jogadores vitoriosos na entrada da cidade”.
- “Já fiz muita bandeira para amigos, conhecidos e parentes e nunca cobrei nada pois eu fazia por amor ao Rio Claro”.
- “Pra mim torcedor que realmente ama o clube paga ingresso, ajuda e participa, mas não visa o lucro, senão não é amor”.
Finalizando a conversa com esta senhora conversamos um pouco sobre o atual momento do clube e ela demonstrou certo receio (devido aos últimos anos e problemas com as parcerias) mas deixou claro que torce para que o Paulinho MacLaren tenha crescido profissionalmente e consiga levar o Rio Claro FC ao acesso novamente.
Em 2011 espera voltar a freqüentar os jogos do Azulão pois “enquanto minha saúde permitir, estarei lá torcendo”.
Gostaria de deixar aqui meus sinceros agradecimentos a Dona Iracy, pela tarde maravilhosa e agradável que passamos conversando sobre o Rio Claro FC, pelo acolhimento, atenção e colaboração. Hoje, mais do que nunca, sou seu fã e espero que mais pessoas sigam seus exemplos, pois o Rio Claro FC precisa de torcedores como você!

3 comentários:

  1. Azulão sem a Dona Iraci e Domingo sem Faustão não tem como.

    Vai Dona Iraci!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem nem preciso comentar, mas somente minha tia mesmo para fazer uma coisa destas.

    ResponderExcluir
  3. Lucas, otima matéria! muito interessante isso que vocês estão fazendo viu?
    Se precisar de ajuda de comunicação, fale comigo rsrs
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir