sábado, 31 de dezembro de 2011

Como foi o Rio Claro FC em 2011


O Rio Claro FC começou o ano de 2011 disputando o Campeonato Paulista da série A-2, após ser um dos rebaixados do Paulistão de 2010, por um ponto permaneceria na elite do futebol paulista.

Lembrando que a Portuguesa jogando no Canindé no último jogo ganhava por 2x0, do Ituano, o Rio Claro FC precisava desse resultado, sofrendo a virada por 3x2.

Mesmo sem ter conseguido parceria para 2011 a Diretoria resolveu disputar o campeonato com o técnico Paulinho MacLaren onde fez uma ótima campanha e também por um ponto não conseguiu a classificação para disputar a final entre os quatro classificados.

O time foi denominado "TIME DE GUERREIROS" por terminar o campeonato com dignidade. Os goleiros Cleber, Klayton e Diogo; os zagueiros Andrezão, Kelisson, Geílson, Ernando e Murilo Moreno; os laterais Alex, Guilherme, Diogo Pires e Vinícius; os volantes Nata, Marquinhos, Danilo, Lucas Madalosso, Moisés, Wagner e Léo Cruz; os meias Marcelinho, Tiaguinho, Guilherme Patriarca, e os atacantes Rodrigo, Pedrinho, Jackson, Diego, Daisson e Mirandinha foram alguns dos atletas que se destacaram durante todo o campeonato e merecem ter o nome lembrado pela torcida.

A Rede Vida de Televisão que desde o ano de 2001 prestigia o clube, esteve presente em algumas partidas do Rio Claro FC divulgando o clube para o Brasil inteiro.

Terminado o campeonato muitas pendências ficaram, como salários dos atletas, dos funcionários, dos fornecedores, etc.

Então tornou-se necessário realizar várias reuniões com os Diretores e Conselheiros para buscar uma solução financeira para saldar os compromissos de 2011.

A solução encontrada foi vender a sede social denonimada Clube Águas do Rio Claro, nome fantasia, mas jurídicamente chama-se Rio Claro FC - Centro de Esportes e Lazer.

Após o campeonato, a mídia sem conhecer os bastidores do futebol teceu pesadas críticas ao clube, à Diretoria como se ele fosse de outra cidade, uma vez que a mídia depende dos clubes para notícias. Por este motivo muitos torcedores se irritaram e mostraram insatisfação com a mídia através das redes sociais na Internet.

Mesmo estando o clube em baixa o blog da torcida não deixou de postar notícias para os seus torcedores, os mantendo sempre informados.

O Rio Claro FC, em seguida aos assuntos mencionados, tornou-se necessário elaborar um Novo Estatuto Social atendendo exigências da Federação Paulista de Futebol devido ao novo Código Civil, Lei Pelé, Estatuto do Torcedor, etc.

O Novo Estatuto Social foi aprovado e divulgado no site oficial do clube www.rioclarofc.com.br para conhecimento de todos.

Nesse ínterim a FPF exigia que o Rio Claro FC disputasse uma segunda competição no segundo semestre de 2011. Desistiu de disputar a Copa Paulista após ter o nome confirmado na tabela e não disputou também o Campeonato Sub-20.

Entretanto ao ser julgado a Diretoria apresentou defesa que disputou duas competições: em janeiro a Copa São Paulo de Futebo Junior e a série A-2, ambos no primeiro semestre de 2011. Sabedora das dificuldades financeiras do clube a FPF aceitou os argumentos e não penalizou o clube.

Nesse ano a Assembléia Legislativa de São Paulo homenageou todos os clubes centenários, desse ano e dos anos anteriores. O Rio Claro FC se fez representar pelo nosso Presidente Executivo Dr. Renê Eduardo Salve recebendo um bonito diploma e uma medalha alusivos ao Centenário do clube ocorrido em 09.05.2009.

Paralelamente ao Novo Estatuto Social negociações estavam em andamento. Uma delas com o ex-atleta de futebol do São Paulo FC senhor Waldir Peres, dentre outras que não prosperaram. A mídia continuava batendo. Alguns conselheiros achavam que o clube deveria solicitar liçença do profissionalismo ficando com as Categorias de Base. Mas a maioria queria a continuidade no profissional.

Finalmente em dezembro/2011 foi firmada parceria com um Grupo de empresários que recebeu ampla divulgação da mídia local, cujas notícias ainda estão nos sites e blog mencionados. Após essa parceria a grande mídia local mudou radicalmente sua posição de ataque para elogiar o clube.

Paulinho MacLaren voltou para dirigir o clube em 2012 com inúmeras contratações, mesmo estando em atraso com referência aos demais clubes, a Diretoria, Conselheiros, torcedores em geral demonstram otimismo esperando que o clube repita a ótima campanha que fez nesse ano de 2011. FELIZ ANO NOVO A TODOS.

Fonte:
Grupo de Apoio do Memorial do Rio Claro FC - 31.12.2011.

2 comentários:

  1. 2012 PODE SER O ANO DO RIO CLARO! FORÇA AZULÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor, se possível, publiquem as fotos do diploma e da medalha da homenagem da Assembléia do Estado ao RIO CLARO FC pelo seu centenário.

    Saudações.

    ResponderExcluir