quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Especial: Paulinho MacLaren, "novo" técnico do Azulão

Em mais uma passagem pelo Galo Azul, ex-atacante tenta recolocar o Azulão na elite

No início da semana, o Rio Claro anunciou o novo treinador: trata-se de Paulinho MacLaren, que está de volta ao Galo Azul.
O treinador, que passou pelo Azulão nas categorias de base, treinou o time profissional na Copa Paulista em 2008, foi auxiliar técnico de Karmino Colombini no acesso, em 2009 e treinador, novamente, em 2010, retorna buscando uma grande campanha.
Ex-atacante do Santos, MacLaren foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991, pelo Alvinegro. Acumulando passagens por Atlético PR, Figueirense e Cruzeiro, entre outros, espera repetir o sucesso como jogador agora como técnico.

O atacante Paulinho MacLaren

Paulo César Vieira Rosa, conhecido como Paulinho, perambulou por vários clubes do interior de São Paulo antes de ganhar fama. Depois de passagem pelo Atlético Paranaense, ganhou fama de artilheiro no Figueirense. Chamou a atenção de um grande clube paulista, e foi no Santos que explodiu, ganhando, inclusive, o apelido de 'MacLaren'.

- Fiz um gol contra o Vitória no mesmo dia em que o Senna tinha feito a pole no GP Brasil de Fórmula 1, em 1991. Para comemorar, saí como se estivesse guiando um carro, como forma de homenageá-lo. Daí começaram a me chamar de McLaren - contou ao site Globoesporte.com, em 2008. Um detalhe curioso é que Paulinho diz ter acrescentado um "a" a mais (MacLaren ao invés de McLaren) para não ter problemas legais com a equipe inglesa.

Foto de Vasco 3x3 santos, em 1992
Paulinho MacLaren, na mesma entrevista ao GE, relembra uma partida em especial: empate por 3 a 3 com o Vasco, no Maracanã. Os três gols do Santos foram anotados por ele, enquanto Bebeto anotou os três tentos cruzmaltinos.

- Por ser no Maracanã e num jogo em que o Bebeto também fez três gols não dá para esquecer. - comentou.

Pela equipe santista, Paulinho ainda foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991, com 15 gols marcados.

Outro episódio famoso de MacLaren foi uma provocação feita quando jogava pelo Cruzeiro. Em um clássico contra o Atlético, Paulinho marcou o segundo gol, e na comemoração saiu imitando uma galinha, provocando a torcida do Galo (veja vídeo ao lado).

O mais curioso é que, anos mais tarde, Paulinho MacLaren defendeu as cores do Galo mineiro.


Como treinador

Depois de uma vitoriosa carreira como atleta, MacLaren decidiu seguir nos rumos do futebol, mas agora como treinador. Após um tempo realizando bons trabalhos nas categorias de base do Rio Claro FC, Paulinho comandou a equipe principal em 2008, na disputa da Copa Paulista.

Ainda em 2008, tornou-se auxiliar técnico de Karmino Colombini, contratado para a Série A-2 do Paulista de 2009. Juntos, conseguiram o acesso à elite. Após a saída de Colombini, MacLaren assumiu a equipe e dirigiu o Azulão no início da campanha no Paulistão 2010, que culminou no rebaixamento da equipe. De volta ao Galo Azul e à Série A2, MacLaren tenta retornar à Série A1.



Ficha técnica de Paulinho MacLaren

Nome: Paulo César Vieira Rosa (Paulinho McLaren)
Data de Nascimento: 28/09/1963
Local: Igaraçu do Tietê
Clubes:
Como Jogador: Bandeirante, Serra Negra, Sãocarlense, Comercial, Barretos, Votuporanguense, Atlético-PR, Figueirense, Santos, Porto, Internacional-RS, Portuguesa, Cruzeiro, Fluminense, Atlético-MG, Miami Fusion e Santa Cruz.
Como treinador: Rio Claro, Itapirense.

Maior feito:
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991 com 15 gols.

Títulos:
Ccomo jogador: Campeão Português e Supercampeão de Portugal – Porto – Ano 1993.
Campeão Gaúcho – Internacional-RS – Ano 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário