sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Bons e maus momentos


A nova era que não perdurou

O ano de 2010, com certeza, não foi o melhor dos anos para o Rio Claro FC. Com um início cercado por expectativa e apreensão, o time fechou parceria com a empresa C2b Sports, que prometeu uma nova era no clube. Apesar da ansiedade, desde o princípio o torcedor mantinha um pé atrás em relação à equipe, tendo em vista as contratações que o Galo Azul fazia.Poucos nomes fortes chegaram, e a aposta foi em Paulinho MacLaren no início do Campeonato, que culminou com o rebaixamento da equipe. Contudo, há de se destacar os bons momentos, proporcionados por algumas partidas históricas e pelo bom desempenho das categorias de base.

Copa São Paulo de Juniores


Pelo terceiro ano consecutivo, o Schimidtão foi sede da competição. E a exemplo dos outros três anos, recebemos grandes equipes na cidade. Já havíamos contado, em 2008, com Palmeiras; em 2009, com São Paulo; e em 2010 foi a vez do Santos.

O Galo Azul venceu duas de suas três partidas, mas não se classificou à segunda fase devido a uma derrota sofrida ante ao ABC (RN). Vale lembrar que o Santos foi finalista da competição, e sofreu uma única derrota no torneio, esta justamente para o Azulão (na final, o Santos empatou o jogo e foi derrotado pelo São Paulo nos pênaltis). Veja ao lado a vitória do Rio Claro, de virada, após tomar 2 gols nos primeiros minutos.

Mesmo eliminado, o Galo fez uma campanha digna, tendo um pouco de azar, afinal, foi um dos poucos times a fazer 6 pontos que não se classificaram.

Paulistão 2010

O elenco do Rio Claro foi montado às pressas para o Paulistão. O técnico estreava na elite paulista, e não teve tempo para montar um time, visto que o time ficou de fora da Copa Paulista no ano anterior, estando por 6 meses sem atividades no futebol profissional.

Um começo ruim, com três derrotas nos primeiros três jogos, deixou o Galo atrás na classificação. As derrotas para Botafogo, Paulista e São Paulo abalaram o clima da equipe. A primeira vitória veio apenas na quarta rodada, quando o Azulão bateu o então líder São Caetano por 3x1, gols de William Alves, Edu Sales e Mirandinha.Contudo, após o resultado, o Azulão sofreu nova série de resultados negativos, que levaram à demissão de MacLaren. Após uma partida sob o comando de Cleber Américo (Clebão), Agnaldo Liz assumiu o comando e só conseguiu deixar a zona de descenso após a épica vitória contra Palmeiras, no Schimidtão.

Na ocasião, o jornalista Jotta Júnior, que fazia a transmissão ao vivo da partida pelo SporTV, definiu o episódio como "a noite em que o Rio Claro transbordou". Com o campo encharcado, o gol de Osny e as defesas de Sidney garantiram o trunfo do Azulão sobre a equipe da capital. Vale lembrar que nos três anos em que jogamos a primeira divisão, enfrentamos o Palmeiras e levamos vantagem: dois empates e uma vitória do Galo Azul. Abaixo o vídeo com os melhores momentos:



Irregular, o Rio Claro seguiu o campeonato. Bons resultados como a vitória contra o Ituano (1x0) e o empate em Campinas com a Ponte Preta (2x2), conseguidos na raça, e belas atuações como a vitória em cima do Rio Branco (3x0) contrastavam com atuações bisonhas e terríveis, como as derrotas para Oeste (1x0) e Bragantino (3x1), e empate com Mogi Mirim (0x0), todos em casa.

Em outras partidas, ainda, o Rio Claro saía atrás no marcador, conseguia uma grande reação, mas cedia. Foi assim em Prudente, contra o ainda Grêmio Barueri, onde a reação não foi o suficiente pra evitar a derrota por 3x2. Isso se repetiu contra a Portuguesa e contra o Monte Azul, fora de casa. Em Monte Azul Paulista foi ainda pior: após sair perdendo por 2x0, o Rio Claro empatou, com dois gols de Osny, no finalzinho do segundo tempo. Mas, mais no finzinho ainda, aos 48, o Monte Azul chegou ao terceiro gol. Some-se a isso as chances desperdiçadas pelo ataque, principalmente com o atacante Jackson, que chegou a perder um gol na pequena área, sem goleiro.

Um dos bons momentos do campeonato foi a vitória heróica sobre o Mirassol, fora de casa. Em uma partida definitivamente não recomendada para cardíacos, o Mirassol saiu vencendo, com gol de Bruno Perone. O Rio Claro, perdido em campo, viu tudo ruir com a marcação de pênalti para o Leão, desperdiçado por Evando. Logo após, o empate veio: cruzamento de Murilo pela direita, Edu Sales mandou pro gol: 1x1. No segundo tempo, o jogo ficou tenso após a expulsão de dois jogadores do Rio Claro. Mesmo com dois a menos, o Azulão conseguiu a virada. De novo, Edu Sales marcou, após bate e rebate na área. Veja o vídeo.

Contra os grandes, além da vitória épica sobre o Palmeiras, o Rio Claro teve três derrotas. Contra o São Paulo, ofereceu resistência, a princípio, e assustou em alguns lances, mas sofreu o gol de Hernanes no final do primeiro tempo. Abatido, o Galo não pôde evitar os gols de Washington e Rogério Ceni, na segunda etapa. Contra o Santos, o Azulão saiu na frente, com Jackson, no fim do primeiro tempo, no Pacaembu lotado. O Santos, que vinha embalado por uma goleada de 9x1 ante o Ituano, precisou de ajuda de erros de arbitragem para virar, após a expulsão de um atleta do Galo, Giovanni fez os dois gols da virada santista. Contra o Corinthians, também no Pacaembu, o Rio Claro saiu na frente, mas sofreu a virada. Essa derrota, somada a fatores extra-campo em outras partidas, sacramentou o descenso do Azulão.

Segundo Semestre

O Rio Claro encerrou, com o campeonato paulista, as atividades do elenco profissional. A torcida teve de se contentar com as categorias de base, que mais tarde, foram levadas à Águas de Lindóia pela parceira. O destaque vai à equipe do Sub-20, que fez ótima campanha, eliminando grandes equipes como o Corinthians. O Galo chegou até as quartas-de-final, onde foi eliminado no saldo de gols pela Portuguesa, campeã da competição.

Também no segundo semestre, chegou ao fim a parceria com a C2b Sports, já que ambas as partes estavam descontentes com o contrato. Felizmente, o rompimento se deu de forma amigável.

Fica no ar a expectativa de que os maus momentos vividos em 2010 sejam substituídos, em 2011, por uma grande campanha.

Mais imagens de 2010:















Nenhum comentário:

Postar um comentário