segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Jogos Históricos: Rio Claro 2x3 Corinthians

Foi há muito tempo. Para ser exato, 25 de dezembro de 1916. Neste ano, o Rio Claro fez sua primeira partida com um dos 'grandes' do estado.

Na segunda-feira de Natal, o Rio Claro recebeu o Corinthians, dando continuidade à serie de amistosos importantes que fazia naquele ano. Como exemplos, pode-se citar o empate em 3 a 3 com o Paulista de Jundiaí e as vitórias contra Comercial (2x0), XV de Piracicaba (2x0) e AA das Palmeiras (1x0). Este último clube, hoje extinto, era o Campeão Paulista de 1915.

No mesmo ano, o Corinthians foi convidado pela diretoria do Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro para realizar um amistoso, no dia do Natal, contra o Rio Claro FC, como parte dos festejos de fim de ano, e também em celebração à inauguração da Arquibancada no campo do clube, em agosto.

O jornal da época, O Alpha, destacou e exaltou a partida, no dia seguinte:

"Hontem foram encerrados os festejos com um emocionante match de foot-ball entre a valorosa organisação local Rio Claro Foot-Ball Club já victorioso em renhidas sensacionaes pugnas com o destemido club de São Paulo, o SC Corinthians." ¹

O jornal destacou ainda o grande público presente, apesar do tempo chuvoso. Após a partida, que terminou com vitória por 3x2 dos visitantes, ainda foram realizados eventos para celebração do feriado.

O Rio Claro Foot-Ball Club entrou em campo com Tarante, Oscar, Ribeiro e João Gemignani, Lydio Camparoto, Collabone e Dario, Bento, Tonico, Nenê e Coli; e o SC Corinthians com Casemiro I, Fulvio, Casemiro II e Pollici, Plínio, César e Américo, Constantino, Amílcar, Marconi e Néco².
__________________________________________________
¹ O trecho foi transcrito preservando-se as palavras e a ortografia da época.
² Néco foi o jogador que vestiu a camisa do Corinthians por mais tempo: 17 anos, entre 1913 e 1930. Considerado um dos maiores ídolos da história do clube, marcou 235 gols em 296 partidas, feito que lhe garantiu um busto no Parque São Jorge.


OBS: Texto feito a partir de muitos dados fornecidos no livro-memorial 'Rio Claro FC - Um século de Paixão'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário