
Desde o final do ano passado, quando foi definido pela Federação Paulista de Futebol a tabela do Campeonato Paulista da série A-2 de 2012, a principal expectativa era o confronto entre as duas equipes da cidade de Rio Claro.
Computados todos os jogos desde 1920, foram 147 jogos com 53 vitórias para cada lado e agora 41 empates.
Durante a semana que antecedia o clássico, a torcida do Rio Claro FC estava preocupada, pois a equipe vinha de duas goleadas sofridas nas últimas rodadas.
Primeiro tempo todo do Azulão
Com os desfalques do ala direito João Paulo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e do zagueiro Geilson, lesionado, o técnico Paulinho MacLaren buscou mudar a equipe sem alterar o sistema tático 3-6-1.
Marcelo Arandu ocupou a vaga de João Paulo e o zagueiro Doni, recém chegado ao clube, estreou no lugar do capitão Geilson.
Assim que o árbitro Wilson Luiz Seneme deu início a partida, o Rio Claro FC não se intimidou e com o apoio de sua torcida partiu para cima do adversário.
Logo aos 8 minutos, Mirandinha recebeu na entrada da grande área e foi derrubado. Falta perigosa para o Galo Azul. Rafael Costa bateu forte, no canto esquerdo do goleiro Rodrigo e abriu o marcador. 1x0 Rio Claro FC.
Além de ver sua equipe assustada, o técnico João Vallim foi forçado a fazer uma modificação. O meio campo Rafinha sentiu uma lesão e foi subsitituído por Renato.
O jogo pegou fogo de vez e o Rio Claro FC, consistente em sua defesa, descia perigosamente nos contra ataques. Foi assim que, após rápida jogada de Marcelo Arandu, o ala do Rio Claro FC quase ampliou chutando de fora da área. O goleiro velista interveio e mandou a bola para escanteio.
A equipe do Velo buscava assustar em jogadas de bola parada. E foi assim que chegou ao empate. Em cobrança de falta aos 41 minutos, Fandinho, de cabeça, antecipou o goleiro Sidney e deixou sua marca.
Porém, logo na saída de bola, o ala Fred disparou pelo lado esquerdo e sofreu falta. Rafael Costa cruzou, a bola passou pelos zagueiros, Mirandinha dominou e de perna esquerda deixou o Azulão novamente na frente. Foi o primeiro gol do atacante rioclarista na competição.
Fim do primeiro tempo!
Fim do primeiro tempo!
Azulão piora e Paulinho MacLaren é contestado
Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram com os mesmos jogadores que terminaram a primeira etapa. Assim que o árbitro autorizou, o Velo Clube se viu na obrigação de pressionar o Rio Claro FC.
E a conversa de vestiário surtiu efeito no time velista. Logo aos 5 minutos, após bobeada de Fred, Luciano desceu pela ponta direita e cruzou na medida para Reginaldo. O atacante antecipou Andrezão e desviu para o fundo da rede. Tudo igual no Schmidtão, 2x2.
O Rio Claro FC nitidamente sentiu o baque e parecia perdido em campo. Quando mais precisou da audácia de seu treinador, eis que a torcida se surpreende. Paulinho MacLaren sacou Edinho e Marcelinho, para a entrada de Steve e Diego.
As mudanças feitas pelo técnico rioclarista não surtiram efeito e o Velo seguia pressionando. A zaga do Azulão tentava afastar o perigo do jeito que podia.
João Vallim tentou melhorar seu sistema ofensivo. Fandinho, cansado, deu lugar a Érick, e Ruhan saiu para a entrada do atacante Alex Cambalhota. No Azulão, Rafael Costa saiu para a entrada do meia Tiaguinho. Alteração esta, bastante contestada pela grande maioria dos torcedores rioclaristas presentes no estádio.
O Rio Claro FC, com seu meio campo todo desfigurado, pouco conseguia crirar. Já a equipe do Velo ainda tentava alguma coisa para buscar o terceiro gol. Mesmo assim, de nada adiantou.
Wilson Luiz Seneme apitou e o dérbi rio clarense ficou empatado. Ambas as equipes permaneceram nas mesmas posições na tabela. O Rio Claro FC é o décimo primeiro colocado com 8 pontos e o Velo Clube, o quarto, com 11 pontos.
Ficha técnica
Rio Claro Fc 2x2 AE Velo Clube
Local: Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro
Público pagante: 2520
Renda: R$ 75.085,00
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: José Mário Furini e Eduardo de Souza Neto
Rio Claro FC
Sidney; Andrezão, Édinho (Diego) e Doni; Marcelo Arandu, Lucas Madalosso, Nando, Marcelinho (Steve), Rafael Costa (Tiaguinho) e Fred; Mirandinha
Téc: Paulinho MacLaren
AE Velo Clube
Rodrigo; Ruhan (Alex Cambalhota), Denner, João Paulo e Fandinho (Érick); Dênis, Fabinho, Rafinha (Renato) e Piovesan; Reginaldo e Luciano
Téc: João Vallim
Nenhum comentário:
Postar um comentário